fbpx
Marketing digital para pequenas empresas
Leia em menos de: 4 minutos
Acompanhe todos os episódios no Spotfy
Ou ouça na íntegra aqui.

Saiba como estratégias de marketing digital para pequenas empresas auxiliam no aumento das vendas e na aceleração do crescimento

Você sabe que o mercado mudou ao longo das últimas décadas. Com isso, o comportamento do consumidor também. Desta forma, pequenas, médias e grandes empresas já podem ser consideradas “concorrentes” na briga por clientes. Em síntese, a presença dos consumidores e das marcas na internet é responsável por grande parte da mudança. Logo, pequenas empresas que investem em marketing digital conseguem fazer parte deste novo e competitivo cenário.

Veja um exemplo simples: As grandes e famosas marcas de chocolate estão competindo com pequenos produtores. De que forma? Os pequenos negócios estão todos os dias encantando clientes com o uso de estratégias certas em redes sociais.

Além das redes sociais, pequenas e médias empresas podem utilizar sites, blogs, e-mail marketing e uma série de estratégias com o objetivo de atrair clientes aos seus canais online. Tudo por meio do marketing digital, que deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade (quase obrigação) para quem quer se destacar.

Como resultado, quem aparece com qualidade na internet conquista bons resultados. De acordo com um levantamento recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, ações nas redes sociais e na internet já proporcionam resultados melhores aos pequenos empresários tradicionais, como anúncios em jornais.

Antes de mais nada, a indicação não é substituir ações offline por estratégias online, mas entender as necessidades do negócio e saber as melhores formas de atingir o público para aumentar as vendas. Desta forma será possível definir estratégias capazes de gerar resultados, o que pode envolver a comunicação em diversos meios.

Assim, listamos a seguir cinco motivos que fazem do marketing digital uma importante ferramenta para pequenas e médias empresas que querem crescer e vender cada vez mais.

( 01 ) O marketing digital aumenta a visibilidade

O marketing digital aumenta a visibilidade

Pesquisar na internet antes de fechar negócios já é um hábito dos consumidores. Antes de uma viagem está a busca por hotéis, pousadas, restaurantes e atrações no destino com a finalidade de fechar os melhores negócios. Da mesma forma, antes de um novo corte de cabelo vem a busca por inspirações e serviços de qualidade.

Se você tem uma pequena ou média empresa e a divulga na web, ela pode ser encontrada por potenciais clientes. Ao mesmo tempo, ainda fica mais fácil criar necessidades de consumo ao apresentar seus produtos e serviços da forma correta.

Além disso, a presença na web também já está diretamente ligada à credibilidade da empresa. Desta forma, quanto melhor o conteúdo oferecido, maiores as chances de conquistar clientes.

( 02 ) Permite alcançar o público certo nos lugares certos

Supondo que sua empresa tenha um perfil bem definido dos clientes, é certo que os meios tradicionais de divulgação não atingem apenas essa parcela interessada. Ou seja, há trabalho e dinheiro jogados fora.

Quando a estratégia certa é utilizada em campanhas e ações de marketing digital, a segmentação para atingir o público-alvo é possível! Assim, sua marca não deve apenas estar nas redes que os clientes estão, mas saber comunicar com essas pessoas. Como consequência, sua marca sempre vai aparecer no momento certo para as pessoas certas. Pronto! Resultados garantidos com eficácia!

( 03 ) A mensuração dos resultados faz a diferença

Qual é a conversão em vendas a partir de um outdoor instalado em via pública? E o retorno dos tradicionais anúncios veiculados em rádios? Por certo não é fácil ter números exatos para responder tais perguntas!

Em contrapartida, os resultados no marketing digital são mensuráveis a partir de métricas que devem ser acompanhadas e analisadas com frequência. Com isso, é possível tomar decisões que impactam o seu negócio e suas vendas. No caso de uma ação demonstrar que não gera resultados, o melhor é repensar ou parar antes que seja tarde, por exemplo.

Você já ouviu falar nas siglas ROI, CAC e CPC? Em resumo, são algumas das métricas mais utilizadas para mensuração dos resultados. Caberá a você e aos profissionais envolvidos na gestão de marketing digital entender quais devem ser acompanhadas.

O ROI é o Retorno Sobre Investimento, usado para calcular os ganhos a partir dos valores utilizados. O CAC é sigla para Custo de Aquisição por Cliente e envolve cálculos capazes de descobrir o valor aplicado nas ações de marketing para cada novo cliente obtido. Por fim, o CPC é o Custo Por Clique, com gasto definido antes da veiculação da campanha. (Aliás, em breve vamos explicar mais cada um deles por aqui!)

( 04 ) Tem excelente custo-benefício

Uma vez que levam o conteúdo às pessoas certas e oferecem mensuração dos resultados, as ações de marketing digital já demonstram ser valioso investimento para o crescimento.

Como os custos são controlados e a mensuração dos resultados é vista em tempo real, uma dica é começar a investir valores baixos e, gradativamente, aumentá-los. Para quem nunca se aventurou na divulgação online, a possibilidade de “ir com calma” ajuda a conhecer o terreno.

( 05 ) Retenção e fidelização de clientes

Conquistar novos clientes é mais caro que manter os conquistados. Por isso é importante desenvolver ações para retê-los, torná-los fãs e divulgadores da sua marca, além de manter contato regular para fidelização. O e-mail marketing é uma das muitas possibilidades para esse objetivo.

Percebeu a importância do em marketing digital e suas vantagens para as pequenas empresas? A sua já realiza algum investimento na área para atrair novos clientes e aumentar as vendas? Como são os resultados? Compartilhe suas experiências nos comentários! Se ainda não realiza ações ou campanhas na web, entre em contato com a Wedit e para iniciar o seu planejamento de marketing digital agora mesmo e aumentar as vendas!

5 informações valiosas antes de montar um e-commerce

5 informações valiosas antes de montar um e-commerce

Confira algumas dicas para que o sonho de montar um e-commerce não vire um pesadelo.…
Pessoa verificando investimento da autoescola

Segmentação e ROI: vantagens do marketing digital para autoescolas

Como o marketing digital para autoescolas otimiza recursos e gera mais matrículas Após um guia…

Inbound marketing para CFC: aplique e atraia mais alunos

Como parar de correr atrás de clientes e usar estratégias de Inbound Marketing para fazer…

A arte de criar personas em apenas três etapas

Como criar personas e ter o "cliente ideal" ajuda a otimizar recursos em estratégias de…