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Geração de leads - Funil de vendas
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Eles são potenciais consumidores da sua marca. Saiba a importância da geração de leads e como transformá-los em clientes

Já ouviu falar em geração de leads? Então pense um pouco… Por acaso, em algum momento da sua “caminhada” na internet, você preencheu algum formulário para fazer o download de um e-book? Ou, quem sabe, já comentou em um blog e deixou seu e-mail registrado? Ou, ainda, fez inscrição para receber conteúdos de seu interesse? Caso alguma resposta seja positiva, saiba que você é ou já foi um lead para alguma empresa!

As palavras de Seth Godin, fundador de uma das primeiras companhias de marketing online do mundo, podem ser usadas para começar essa conversa e você já imaginar o que virá pela frente:

“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência”

Como vender é o objetivo de toda empresa, a figura do consumidor é obrigatória. No entanto, a jornada de compra nem sempre é rápida. É possível comparar com relacionamentos de casais: antes da decisão de “juntar as escovas” há um período de conquista e conhecimento que pode levar muito tempo.

Para começo de conversa…

Nos negócios, a conquista de clientes é sempre um desafio que merece atenção, dedicação e investimentos. Com o marketing digital, potenciais clientes tornam-se facilmente conhecidos a partir de campanhas e estratégias bem executadas.

Desta forma, falar diretamente com quem já abriu caminho para a interação é falar com quem tem grandes chances de ser, no futuro, cliente e fã da sua marca. Eles são os leads!

Com isso, temos duas notícias para você que tem uma empresa e ainda não conta com estratégias para gerar, gerir e qualificar leads. Primeira: certamente ela está perdendo dinheiro e oportunidades. Segunda: preparamos um guia básico para introdução ao tema e estamos prontos para orientar e ajudar no processo.

Ah, e não importa o tamanho da sua empresa. Afinal, o marketing digital tem vantagens para todas, inclusive as pequenas (como já mostramos aqui no blog).

O que é lead?

Com certeza um dos termos mais importantes no marketing digital, lead é o cliente potencial. É aquela pessoa que demonstra interesse em algo que a sua empresa tem a oferecer. Neste caso, a empresa deixa uma “isca digital” e o cliente inicia a comunicação a fim de receber conteúdo, seja conhecimento ou seus produtos e serviços.

Conhecimento? Isso mesmo! Entregue conteúdo útil aos usuários para conquistar potenciais clientes. Os leads chegam a partir de formulários para download de e-books, assinatura de newsletter, comentários em post de blog, inscrição para recebimento de podcasts, entre outras. Desta forma, quem tem interesse no conteúdo oferecido e deixa suas informações de contato torna-se lead!

Por que sua empresa precisa de leads?

Em primeiro lugar porque é uma pessoa com grandes chances de virar cliente. Em segundo, porque seus investimentos para conversão em vendas são otimizados no processo. Embora existam outros inúmeros motivos, os dois citados já são suficientes para que você comece a entender a importância da geração de leads para o seu negócio.

No entanto, não basta criar meios para atrair leads. Também é necessário criar um relacionamento com cada um deles, o que é feito com a entrega de mais e novos conteúdos de qualidade. Um lead só passará ao status de cliente caso avance no funil de vendas. Prepare-se: isso pode levar tempo, mas a nutrição de leads sempre vale à pena!

De acordo com pesquisa do Marketing Sherpa publicada há alguns anos, três quartos dos leads gerados em B2B não estão prontos para a conversão em vendas. Ou seja, o marketing digital (e aqui entram conceitos e ações de inbound marketing e marketing de conteúdo) deve atuar ainda mais antes do setor de vendas. No B2C, o desafio pode ser considerado praticamente o mesmo, uma vez que não adianta atropelar processos para chegar às vendas mais rapidamente.

Como iniciar a geração de leads?

Agora que já entendeu o que são leads e sua importância para o crescimento das vendas, certamente quer começar a ter os seus, certo?! Isso é ótimo, contudo vamos com calma!

Para transformar visitantes do seu site em leads, por exemplo, ofereça algo que desperte o interesse. Por exemplo, entregue conteúdo em e-book que tenha relação com seus produtos ou serviços; ofereça testes e demonstrações; crie vídeos ou tutoriais; tenha um blog com lições interessantes… Enfim, o importante é ter iscas capazes de chamar a atenção das pessoas.

Contudo, cabe um detalhe importante e fundamental: todo visitante passará ao nível lead se enviar informações básicas, como nome, telefone, e-mail, profissão ou qualquer outro detalhe que seja necessário para que você o conheça melhor. Por isso, formulários para preenchimento dos dados são obrigatórios.

Quer saber mais sobre geração de leads?

O assunto é amplo e, dessa forma, ainda queremos conversar com você mais vezes sobre leads! Esta é apenas uma introdução básica para conhecê-los e entender como são importantes para o seu negócio. Desde modo, ainda precisamos falar sobre nutrição, qualificação e muito mais!

Por fim, o que acha de continuar aprendendo sobre marketing digital com a Wedit? Acompanhe nosso blog e nossas redes! Agora, caso você tenha uma empresa e queira começar a vender mais gerando e qualificando leads, entre em contato com a gente agora mesmo! Afinal, estamos prontos para começar!

Imagem usada: Negócio vetor criado por vectorpouch – br.freepik.com

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