fbpx
Leia em menos de: 6 minutos
Acompanhe todos os episódios no Spotfy ou ouça abaixo.

Acabe com as dúvidas e comece a entender os principais termos usados no marketing digital agora mesmo!

Logo após iniciar uma jornada em busca de conhecimento sobre marketing digital, seja para aprender a usar ferramentas profissionalmente ou entender como ele pode alavancar os negócios, talvez você se perca entre tantos termos e siglas inéditos no vocabulário.

É normal, mas conhecer as palavras novas é fundamental para avançar no aprendizado e, portanto, entender pontos importantes do marketing digital. São termos e siglas que têm relação direta com diversos momentos das ações, como planejamento, otimização, execução, métricas e resultados.

Por isso, selecionamos 15 dos principais termos que aparecem no marketing digital para você ficar por dentro do significado de cada um deles e não “boiar” ao ler ou ouvir alguns deles. Importante dizer: o marketing e a comunicação em geral passam por mudanças constantes, sempre com novidades e, desta forma, nada de achar que basta conhecer esses termos para ser especialista em marketing digital, hein! Há muito mais e, certamente, ainda vamos falar sobre diversos por aqui com você!

Dicionário de termos de marketing digital

CAC

Métrica importante para tomada de decisões, o Custo por Aquisição de Clientes é alcançado a partir de cálculos simples. Em resumo, ele identifica o investimento médio em ações para conquistar clientes. Para chegar ao CAC, basta somar todos os investimentos realizados com o objetivo de atrair clientes (como nas áreas de vendas e marketing) e dividir pelo número de clientes conquistados em determinado período. Desta forma, com análises periódicas, passa a ser possível tomar decisões importantes, sempre com outros dados e métricas.

Chatbots

Inteligência artificial ao seu alcance, os chatbots simulam conversas entre pessoas a partir de programações prévias. São muito usados em chats de sites com o objetivo de tirar dúvidas de usuários, otimizando tempo e processos. Em casos de dúvidas comuns, nada melhor que automatizar o atendimento e a resposta. Além disso, também é possível utilizar em situações como agendamentos e reservas, pesquisas, gerações de leads, entre outros. No entanto, nada de pensar em acabar de vez com o atendimento feito por pessoas! Chatbots são funcionais até determinado ponto, uma vez que questões mais complexas necessitam de equipes treinadas e prontas para atender clientes e potenciais clientes.

Content marketing

Sem dúvidas o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de inbound marketing (já já vamos apresentar esse termo!) para entregar conteúdo de qualidade e relevante ao público-alvo da do negócio. Tem o objetivo de envolver pessoas que já sejam clientes ou que possam ser clientes e gerar resultados para a empresa. Com isso, ela passa a vista “com bons olhos” pelo posicionamento, ou seja, ganha novo status e percepção positiva do público.

“É uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores”


(Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute)

CPA (sobre custos do marketing digital)

A partir de agora vamos apresentar uma sequência de três métricas relacionadas aos custos de campanhas com anúncios em sites, blogs, buscadores, redes sociais ou outros. Por certo o Custo Por Aquisição (CPA) é o mais caro dos três. Neste caso, o anúncio só é cobrado quando o objetivo da campanha é alcançado. Para calcular o CPA, divida o valor investido pelo número de conversões.

CPC

Muito usado no Google Adwords, por exemplo, o Custo Por Clique é uma forma de cobrança a partir do número de vezes que o anúncio recebeu cliques para direcionar ao site. O controle é fácil, portanto é indicado para iniciantes. Para calcular o CPC, divida o custo total da campanha pelo número de cliques.

CPM

Em contraste com o anterior, o Custo Por Mil Impressões não exige ações por parte do público, como clicar. Neste caso, a cobrança é feita a partir das impressões, ou seja, das visualizações que o anúncio teve. O canal escolhido para veicular o anúncio deve ser analisado previamente, já que é importante saber, em média, quanto tempo levará para alcançar as 1.000 impressões. Para calcular o CPM, divida o custo total pelo resultado da divisão do número de visualizações por 1.000.

Funil de vendas (o marketing digital por etapas)

Um esquema para representar a jornada do cliente no relacionamento com a empresa, desde o primeiro contato até o fechamento de um negócio. Para cada etapa, ações e estratégias diferentes. Pense em uma pirâmide invertida, esse é o formato do funil de vendas. Em resumo: no topo estão as pessoas que acabam de descobrir uma necessidade ou problema resolvido com ajuda da sua empresa. Com os dados enviados, tornam-se leads e começa o trabalho para avançar no funil. No meio estão os leads, que devem ser qualificados nesta fase enquanto a relação de confiança aumenta. Por fim, no fundo do funil estão aqueles potenciais clientes que estão a um passo da compra e já podem receber atenção do setor de vendas

Inbound marketing

Principal estratégia do marketing digital, o inbound marketing reúne ações para atrair potenciais clientes e despertar o interesse deles. Desta forma, é o inverso do marketing tradicional, uma vez que o cliente busca a empresa. Cinco etapas fazem parte do processo: atrair, converter, relacionar, vender e mensurar. Além disso, a relação não chega ao fim após a venda, sendo necessário continuar o relacionamento com a nutrição por meio de suporte e novos materiais.

KPI

Sigla para Key Performance Indicator, isto é, na tradução, os Indicadores-Chave de Desempenho. Em princípio, são as métricas definidas por você, que tem uma empresa, em conjunto com os responsáveis pelas campanhas de marketing digital, para acompanhar e analisar a evolução das ações. Há diversas formas de mensurar resultados, mas nem todas são importantes para seu negócio ou seus objetivos. Portanto, definir os KPIs é fundamental para a tomada de decisões importantes relacionadas ao presente e futuro de uma empresa a partir de dados concretos.

Landing pages

Páginas de um site criadas exclusivamente para conversão, elas não possuem muitos elementos de forma a evitar distrações. Em geral, são usadas para fazer com que o internauta/lead avance na jornada de compra ao demonstrar interesse quando preenche formulários para ter acesso a materiais como ebooks ou recebimento de newsletter. No entanto, também podem ser úteis para concluir processos de vendas ou entregar promoções especiais. Desse modo, textos curtos, descrições adequadas e identidade visual atraentes fazem a diferença junto com boas ideias para conversão por meio das landing pages!

Lead

Em resumo, lead é aquela pessoa que sinalizou interesse pelo que uma empresa pode oferecer. Ou seja, alguém que deixa de ser um mero visitante de um site e entrega seus dados, como e-mail, nome e telefone, por exemplo, em troca de conteúdo de valor disponibilizado pela marca. Com isso, deixa de ser um desconhecido e cria um relacionamento. A partir deste momento, a gestão de leads trabalha para qualificá-los e torná-los clientes em uma jornada que tem o objetivo de gerar vendas.

Já falamos sobre a importância da geração de leads aqui no blog! Clique para ler mais!

Persona

Primeiro: Você conhece seu público-alvo? Segundo: E seu cliente ideal? Enquanto o público-alvo reúne características gerais e abrangentes, a persona é a figura humanizada que representa o cliente ideal de um negócio. Ela tem nome, profissão, rotinas e preferências bem definidas e ajuda muito a definir estratégias de marketing com mais chances de atingir os objetivos. Nesse sentido, a criação de uma persona para o negócio é fundamental no início das ações de marketing digital.

ROI (a precisão do marketing digital!)

O Retorno Sobre Investimento (a sigla vem do inglês) é uma métrica financeira importante para todas as empresas. Por meio dela é possível analisar resultados de investimentos com precisão, destacando o quanto ganhou ou perdeu em ações realizadas. Para que o ROI seja calculado, subtraia o valor dos investimentos do valor da receita e divida esse resultado pelo valor dos investimentos. Conhecer o indicador nas campanhas de marketing permite, por consequência, conhecer suas performances e tomar decisões como pausar ou investir mais nelas.

SEM

Sigla de Search Engine Marketing, ou seja, Marketing de Otimização de Buscadores, é o conjunto de estratégias de marketing digital para alcançar bons posicionamentos nos sites de buscas. Só para exemplificar, inclui estratégias gratuitas e pagas como links patrocinados, Google Adwords e… SEO!

SEO

É uma das ferramentas do SEM, como acabou de ler acima. Significa Search Engine Optimization (Otimização de sites para Mecanismos de Busca) e conta com diversas técnicas envolvidas. O objetivo é fazer com que os sites apareçam bem posicionados nos buscadores de forma orgânica, ou seja, sem pagar.

Bônus: CTA

Sigla em inglês para “chamada para ação” (Call To Action), a CTA tem papel de destaque para gerar interações entre a empresa e os visitantes, leads e clientes. Entre as principais chamadas estão curtidas, respostas em pesquisas, compartilhamentos, download de materiais e comentários. Aliás, é o que vamos fazer agora para encerrar o texto!

Por acaso já conhecia todos ou alguns termos e seus significados? Tem algum que não citamos e você tem dúvidas? E, finalmente, qual dos termos acima você quer conhecer mais aqui no blog da Wedit com um post exclusivo? Comente aqui embaixo!

5 informações valiosas antes de montar um e-commerce

5 informações valiosas antes de montar um e-commerce

Confira algumas dicas para que o sonho de montar um e-commerce não vire um pesadelo.…
Pessoa verificando investimento da autoescola

Segmentação e ROI: vantagens do marketing digital para autoescolas

Como o marketing digital para autoescolas otimiza recursos e gera mais matrículas Após um guia…

Inbound marketing para CFC: aplique e atraia mais alunos

Como parar de correr atrás de clientes e usar estratégias de Inbound Marketing para fazer…

A arte de criar personas em apenas três etapas

Como criar personas e ter o "cliente ideal" ajuda a otimizar recursos em estratégias de…