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Uma rede social com mais de 1 bilhão de contas ativas e muitas oportunidades. Conheça as vantagens de usar o Instagram para vendas e melhore o posicionamento da sua marca.

Quem nunca passeou pelo feed do Instagram que atire o primeiro like! O Instagram tornou-se, nos últimos anos, uma das principais redes sociais do mundo. Lançada em 2010, ganhou popularidade tão rápido que despertou interesse do Facebook, que a adquiriu dois anos depois. Com esse sucesso, claro que usar o Instagram para vendas tornou-se natural e vantajoso.

Segundo dados internos do Instagram, são mais de um bilhão de contas ativas todos os meses no mundo. Além disso, 500 milhões delas são ativas todos os dias. Ainda de acordo com os dados, 80% das contas seguem uma empresa na rede social.

Entre uma olhada rápida no feed durante o dia ou naquela passagem pelos stories, as marcas aparecem! As campanhas têm objetivos como gerar vendas, aumentar o alcance da marca, aperfeiçoar o posicionamento ou gerar leads.

Para entender as vantagens e conhecer as formas de anúncios disponíveis, preparamos algumas explicações e orientações para você e sua empresa. Este é um guia quase completo, afinal deixamos de fora temas como parcerias pagas e campanhas com influenciadores digitais, que vamos abordar por aqui em outro momento. Acompanhe a Wedit para aprender sempre mais!

Perfil comercial

Antes de qualquer dica sobre o uso do Instagram para vendas, uma pequena pausa para o básico: tenha um perfil comercial! Já faz algum tempo que a rede social lançou diversas ferramentas voltadas às marcas que utilizam a plataforma para negócios, entre elas a conta comercial. Nos perfis já existentes, basta uma pequena alteração nas configurações. Para novas contas, a seleção da opção comercial é uma das primeiras e mais importantes durante o cadastro.

Há diversas vantagens para os negócios que só uma conta comercial pode oferecer. Como exemplos estão métricas detalhadas, conhecimento do público, promoção de anúncios em diferentes formatos e botões para ações no perfil. Além de tudo isso, acrescente, também, a veiculação de anúncios e criação de loja (dois tópicos que vamos explorar um pouco mais a seguir).

As métricas merecem um pouco mais de atenção e destaque por aqui. Além de informações como alcance e impressões de cada publicação, o Instagram oferece dados que, após análises, são capazes de orientar e otimizar as estratégias adotadas na rede social. Alguns exemplos são o número de pessoas que salvaram determinado post (demonstrando interesse) e as ações a partir da visualização de stories, como a saída para outro perfil (demonstrando falta de interesse).

O primeiro passo, portanto, é verificar se a conta do seu negócio já é comercial ou precisa ser configurada desta forma na rede social. Depois disso chega a hora de mais uma etapa pré-venda: a organização do perfil.

Detalhes no uso do Instagram para vendas

BIO – O espaço para descrição da sua marca é pequeno, mas deve ser muito bem aproveitado. Quem acessa um perfil logo se depara com essa informação e precisa ser conquistado. Mostre ao público (e possíveis clientes) quais suas especialidades e como pode ser útil.

Foto – Capriche na imagem do perfil porque ela aparece em todos os posts no feed do usuário. Naturalmente o primeiro pensamento é utilizar a logo da empresa, mas não necessariamente é uma regra. O mais importante é dar uma cara ao perfil de fácil identificação pelo usuário.

Botões – Com a conta comercial, lembre-se de inserir botões e ações como “ligar” ou “e-mail” para facilitar os contatos. O Instagram oferece algumas possibilidades e você deve saber qual tem melhor utilidade para o seu negócio.

Site – Nas legendas e descrições de fotos não é possível inserir links, mas na Bio isso é permitido! Entregue mais um caminho ao usuário para chegar até sua marca e conhecê-la ainda mais. Pode ser o link do site, outra rede social ou uma reportagem que sua empresa apareceu, por exemplo. São muitas possibilidades, portanto nada de deixar o espaço vazio.

Conteúdo – Sem conteúdo com qualidade para oferecer, de nada adianta qualquer esforço para atrair seguidores, gerar leads e efetuar vendas. Aproveite as ferramentas do Instagram para entregar materiais de qualidade ao público. Em resumo, algumas dicas são: entregue vídeos e fotos (no feed, nos stories e no IGTV), utilize hashtags, faça lives, use as novidades lançadas para os stories e, claro, interaja sempre! Explore o Instagram para vendas acontecerem a partir dele com mais frequência.

Anúncios no Instagram

Eles possuem custos acessíveis e totalmente adaptáveis às necessidades e ao orçamento. Por isso, anúncios no Instagram foram considerados capazes de gerar mais engajamento que os veiculados no Facebook por Timothy Maesek, da agência Ladder, em artigo divulgado no Linkedin. Ele afirmou ser possível engajar 10 vezes mais no Instagram em comparação com a outra rede. Desta forma, vale conhecer o Instagram Ads e ter estratégias de marketing digital específicas para anunciar na plataforma.

O primeiro passo é ter uma conta no Facebook, uma vez que os anúncios serão criados e gerenciados pela ferramenta Gerenciador de Anúncios. É possível anunciar no Instagram sem ter um perfil nele, mas por que ficar fora da rede? Além de anunciar, orientamos que sua empresa tenha uma conta ativa e aproveite tudo o que o Instagram tem a oferecer!

Após as configurações iniciais da conta vem a criação das campanhas. No Gerenciador de Anúncios é necessário definir dados como objetivos, público-alvo, local de exibição (feed ou stories) e orçamento. Neste momento, é possível definir até se aparecerá em todos os dispositivos ou em apenas para determinados sistemas operacionais.

O Instagram oferece cinco formatos de anúncios: carrossel, imagem única, vídeo único, apresentação multimídia e coleção. Os dois últimos não são disponíveis para stories, apenas feed.

Embora com mais limitações e menos opções de ajustes disponíveis, também é permitido criar promoções diretamente pelo aplicativo Instagram. Mesmo assim o perfil deverá ser comercial e vinculado a uma conta no Facebook.

Instagram Shopping

Uma das funcionalidades mais novas oferecidas pela rede para negócios, o Instagram Shopping foi liberado para contas no Brasil em 2018 após dois anos de testes com resultados excelentes para grandes empresas norte-americanas.

A ideia é simples e tem foco em oferecer praticidade ao usuário: veja um anúncio, clique nele, confira o preço do produto e já vá direto para a página de compra! Essa facilidade conecta o consumidor à empresa de forma mais imersiva e torna o ato de compra mais acionável.

No comunicado de lançamento, o Instagram compartilhou opiniões e experiências de quem já utilizava a ferramenta na fase de testes, como a loja de roupas Lulus

“Descobrimos que, enquanto os usuários do Instagram se acostumam a ver essas experiências nativas de compras, ficam mais inclinados a fazer compras no Instagram. Desde o seu lançamento, as compras no Instagram podem ser diretamente atribuídas a mais de 1.200 pedidos e mais de 100.000 sessões.” – (Noelle Sadler, vice-presidente da Lulus)

No entanto, apenas o uso das tags para marcação dos produtos e direcionamento ao site não garante vendas. Este é um recurso que facilita a atração, mas o conjunto de ações na rede, conteúdos apresentados e posicionamento da marca são partes importantes para o sucesso.

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