Pessoa verificando investimento da autoescola
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Pessoa verificando investimento da autoescola

Como o marketing digital para autoescolas otimiza recursos e gera mais matrículas

Após um guia completo sobre o poder do Inbound Marketing para Centros de Formação de Condutores (CFCs), é hora de dar um passo a mais no tema. Marketing digital para autoescolas, no conceito geral, é o tema. Portanto, se você é proprietário, gestor, responsável por vendas ou pela comunicação e pelo marketing de uma autoescola, nada de fechar essa janela: o conteúdo a seguir está cheio de informações importantes! Vamos além: o conteúdo abaixo pode ser tudo o que falta para uma tomada de decisão que vai transformar a forma como seu negócio é divulgado!

O Inbound Marketing é apenas uma das estratégias de marketing digital disponíveis. De grande valor, com toda certeza, mas potencializada com o uso de outras estratégias. Philip Kotler, o pai do marketing, já definiu a área do conhecimento da seguinte forma:

“O processo por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Ao longo dos anos, o próprio Kotler fez alterações em suas definições, indicando que o marketing, embora tenha uma base bastante clara, passa por constantes transformações.

Quando as ações de marketing acontecem em ambientes virtuais e onlines, o que engloba a utilização de canais como e-mail, mídias sociais, blogs e buscadores, elas são ações de marketing digital. O público da sua empresa física está em ambientes digitais, então é natural (e quase obrigatório) estar nele para comunicar, vender, aparecer, relacionar e fortalecer a marca, entre outros objetivos que facilmente podem ser listados aqui.

Marketing tradicional x marketing digital

Se sua autoescola tem mais de dez anos, o início da divulgação foi em meios tradicionais, como panfletos, rádios ou jornais. Há uma década o marketing digital não estava tão forte e importante como agora. Caso tenha vivido algumas experiências com o marketing tradicional, já sabe que suas estratégias entregam o conteúdo a um grande público, possuem grande visibilidade e podem durar semanas ou meses se precisar de qualquer alteração na campanha.

O marketing tradicional gera resultados para o negócio, desde que com a utilização de estratégias corretas. Por exemplo, não vale a pena, principalmente em relação aos custos, anunciar em um jornal de grande tiragem e circulação se seu  CFC atende uma pequena região. Por outro lado, materiais impressos entregues em locais estratégicos podem ter baixos custos e grandes resultados.

Nesta linha, de alinhar recursos com resultados, o marketing digital chegou e se desenvolveu com alta capacidade de proporcionar vantagens incontestáveis. Uma campanha online pode ser segmentada especificamente para o seu público-alvo e, inclusive, de diversas formas para cada grupo deste público. No marketing digital, é possível alcançar apenas pessoas do interesse do negócio, nada de mensagens em massa.

Além disso, os resultados são rápidos, mensuráveis e permitem ajustes imediatos sempre que necessário. Nada de gastar dinheiro em ações que não estejam funcionando como deviam ou gastar menos do que pode em algo que já mostrou ser potente. O marketing digital para autoescolas permite essa flexibilidade.

Os números no marketing digital para autoescolas

Duas áreas em especial que utilizam números no marketing digital merecem atenção e a devida valorização: análise de resultados e segmentação de público.

É impossível mensurar quantas pessoas foram impactadas com um anúncio no jornal e qual parcela delas resultou em vendas, neste caso matrículas na autoescola. Já com estratégias e ações de marketing digital, a mensuração e análise dos resultados é possível em sua totalidade. Métricas como Custo por Aquisição de Clientes (CAC) e Retorno Sobre Investimento (ROI) são básicas e fundamentais, mas há diversas outras que podem ser acompanhadas conforme a necessidade.

Criou uma landing page para oferecer benefícios e captar leads? Com a gestão deles é possível acompanhar cada grupo no funil de vendas e encontrar números importantes durante cada etapa do processo. Com as métricas, do início das ações à concretização de matrículas, as campanhas podem ser ajustadas e adaptadas a qualquer momento a fim de alcançar melhores resultados.

Em relação à segmentação de público, uma questão: atingir 50.000 pessoas com um panfleto entregue na rua ou atingir 50.000 pessoas do seu público-alvo com ações de marketing digital? A segunda opção naturalmente é melhor para seu negócio e para os recursos reservados para investimento em marketing!

Vamos aos exemplos?!

Que o Google é referência em mecanismos de buscas e o Facebook em redes sociais você já sabe. Mas, sabe que anunciar em cada um deles, com o poder que a segmentação oferece, pode ser tudo o que você precisa agora? Fizemos alguns cálculos e simulações nas plataformas, tudo para ver como o marketing digital para autoescolas pode gerar os resultados que precisa agora:

Um post patrocinado no Facebook durante quatro dias com R$ 45,00 é capaz de alcançar 93 mil pessoas na cidade do Rio de Janeiro, em raio de 20Km, com idades entre 18 e 35 anos. Nesta simulação usamos o filtro “centro de formação de condutores”. Alterando apenas a faixa etária, passando para 35 a 45 anos, o alcance potencial é de 42 mil pessoas.

Ainda no Facebook e seguindo quase os mesmos parâmetros, é possível ter um alcance potencial de 460 mil pessoas quando alteramos a faixa etária para 30 a 65 anos e acrescentamos o filtro “pais com filhos adultos”. Está conseguindo entender o poder da segmentação?!

No Google Ads, também em simulação, é possível ter desempenho de 43.976 a 73.334 impressões por mês, com algo entre 2.199 e 3.667 cliques por mês, em um investimento de R$ 700,00. Neste caso seguimos com a cidade do Rio de Janeiro como localização e utilizamos produtos como habilitação para carro, autoescola, renovação CNH, carteira de habilitação e carteira de motorista.

E tem mais: o poder do alcance orgânico!

Acima mostramos valores para que, por meio de anúncios pagos, sua mensagem chegue ao público. No entanto, o marketing digital é cheio de estratégias capazes de entregar seu conteúdo ao público de forma orgânica, ou seja, sem “pagar para aparecer”.

Estratégias bem desenvolvidas de Inboud Marketing, Marketing de Conteúdo e Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, fazem sua empresa ser encontrada com mais facilidade por quem precisa dela ou quem vai precisar em breve e ainda não sabe.

Se sua autoescola ainda não desenvolve ações de marketing digital ou está com resultados abaixo dos esperados, entre em contato por nossos canais de atendimento! A Wedit é capaz de identificar suas necessidades, otimizando recursos e projetando resultados com estratégias de marketing digital!

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